Um ato parlamentar solene realizado na tarde desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), prestou homenagem ao 3º Encontro Estadual da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (Rfecc). 4431m
A cerimônia contou com a presença de integrantes da Rede de todas as regiões do estado, que lotaram e coloriram de rosa o Auditório Antonieta de Barros.
A homenagem foi proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer.
“Nós, deputados, e toda a sociedade catarinense reconhecemos o importante trabalho desenvolvido pelas voluntárias da rede, que atuam com prevenção e orientação em momentos delicados da vida dessas mulheres”, afirmou. “Cabe a nós manter esse legado com muito amor, dedicação e espírito de amizade”.
Integrantes da frente parlamentar participaram do evento e destacaram o papel da Rede na prevenção do câncer.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), também participou da cerimônia e ressaltou a relevância da atuação das voluntárias.
“O mundo ideal na área da Saúde seria aquele em que o poder público pudesse oferecer tudo que é necessário na saúde preventiva e 100% do que é preciso na saúde curativa”, destacou. “O que a Rede Feminina faz é o que existe de mais sublime na organização da sociedade: quando se organiza de baixo para cima, não espera que as coisas simplesmente aconteçam, mas busca atuar. Essa é a missão da Rede: proteger a saúde das mulheres catarinenses”.
Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, informou que Santa Catarina conta com 21 unidades oncológicas e apresentou algumas melhorias na rede de atendimento.
“Estamos avançando em várias frentes, com equipamentos em unidades, e agora um dos nossos objetivos é criar um novo Unacon na região da Grande Florianópolis”, afirmou. “Todas as emendas dos deputados estão sendo atendidas. Vamos pautar, em junho, uma deliberação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para destinar recursos fundo a fundo para entidades como a Rfecc”.
Durante a solenidade, foram homenageados a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marineuza Heinschel, além de Maria Cristina Duarte Pereira, Maria Círia Aragão Zunino (in memoriam) e Carlos Breda.
Maria Círia Aragão Zunino (in memoriam)
Rede Feminina
A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Santa Catarina tem papel histórico no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Foi criada em 6 de maio de 1961, em Florianópolis. Inicialmente, as voluntárias atendiam mulheres acometidas pela doença nos hospitais.
Após 12 anos de existência na capital, foi implantada a primeira unidade da Rede no interior do estado, na cidade de Blumenau. Atualmente, a instituição está presente em 87 municípios catarinenses.
Fotos: Rodrigo Corrêa
Fonte: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)